quarta-feira, 26 de maio de 2010

Tipos de vestibulando


O dia 24/05 é o dia, o dia do Vestibulando. Devido a isso resolvi mencionar e definir alguns tipos de nós, vestibulandos:

->O ambicioso: É o vestibulando que está preocupado com o quanto vai ganhar assim que formado. Não está preocupado em fazer o que gosta e sim o que dá dinheiro! O importante para ele é escolher aquela carreira que está pagando o melhor salário ou que tenha melhores probabilidades de ascensão financeira rápida.
->O “da moda”: Este vestibulando é aquele que pega carona nas profissões do momento, a que está "rolando". As justificativas são muitas, mas no fundo o candidato à carreira que está na moda não pesquisa a profissão a fundo para saber se tem ou não vocação para a mesma. Como viu ou ouviu falar que é boa e tem perspectiva, será com certeza a escolhida.
->O despreocupado: Alegre, em alguns casos bagunceiros em sala de aula. Surfa na Internet por prazer. Continua nas baladas e quer aproveitar a vida, curtindo festas, músicas e danças. Não estuda, só assiste às aulas e acha que já está muito bom e que vai passar facilmente. Também tem aquele que alega que não vale à pena estudar agora porque não vai passar mesmo.
->O estudioso: Vestibulando geralmente chamado de "CDF". É aquele que estuda tudo, desde as proteínas das bolachas do café da manhã, às calorias do almoço, até a classificação das hortaliças, verduras, carboidratos no jantar. Calcula a velocidade média entre sua casa e o cursinho não deixando de ler o jornal ou revisar algumas minúcias da história. É ativo e esforçado, mas só pensa no vestibular. Namorar, baladas com amigos, nem pensar!
->O discípulo do pai: Assim como o pai, será o filho. Seu futuro já estava traçado desde que nasceu. O negócio do pai, que já vem do avô, está destinado a ele. A continuidade dos negócios da família estará a sua inteira responsabilidade. Deverá assumir o lugar que lhe está reservado de qualquer maneira, afinal o que mais poderia fazer? Vai receber tudo assim, "de mão-beijada", o esforço será apenas de dar sequência ao que já está pronto.
->O sonhador: É o vestibulando que está sempre imaginando. Imagina-se como o jornalista correspondente em Londres do Jornal Nacional ou é o arqueólogo, do tipo "Indiana Jones". Há ilusões de toda ordem: poderá ser o mais famoso médico dando entrevistas para o "Fantástico" quase todos os domingos; há também o que sonha menos, mas que se vê reconhecido na fila do banco por estar todo de branco com o estetoscópio no pescoço.
->O indeciso: É daquele vestibulando que não sabe bem o que quer. Já pensou em todas as carreiras possíveis e imagináveis, mas, não encontra o que realmente quer ser ou estudar. Está sempre mudando de idéia e desiste de tudo facilmente, basta algo ou alguém apresentar uma nova carreira ou ver alguma reportagem, pronto! Está "resolvido"!
->O novato: Esse pode se dividir em duas categorias: O que acabou o colegial e/ou que está fazendo cursinho pela primeira vez. Há também aquele que nunca prestou um processo seletivo embora tenha parado de estudar a algum tempo, mas está com a esperança de agora prosseguir nos estudos. Mas todos estão na categoria de vestibulandos de primeira viagem.
->O que quer adquirir experiência: Geralmente não acabou ainda ou está no início do colegial ou ensino médio. Ele também não está muito preocupado por não poder ingressar no ensino superior, pois ainda não tem o diploma em mãos. Nunca prestou um processo seletivo, e quer conhecer como é o vestibular e saber se estaria preparado se fosse pra valer!
->O pressionado: Vestibulando coagido pelos pais a estudar, estudar e estudar. Constrangido por eles ele é obrigado a ser o melhor da classe, tirar notas altas sob pena de não ir para a balada nos fins de semana. A coação para o estudo acontece a todo o momento. O pai quer saber se ele também leu o jornal, quantas horas estudou química e se sabe qual é a capital do Azerbaijão quando vêem no noticiário da TV que lá ocorreu uma enchente. A mãe fica lembrando que numa conversa com as amigas, o filho de fulana se formou em economia e não se deu bem, mas que sabe que seu "filhinho querido" vai ser "o médico" bem sucedido, mesmo vendo que seu interesse é por informática.
->O normal: Quem é o vestibulando normal? Em regra é aquele que já tem traçado o seu objetivo, tem o curso que irá fazer decidido e um plano de estudo planejado. Estuda e se diverte ao mesmo tempo, apesar das preocupações que surgem com a proximidade do vestibular. Como exemplos, posso citar o Pipo e eu.
->O veterano: É o vestibulando estável e muito perseverante. É aquele que já está praticamente "graduando-se" no cursinho. Mesmo que lhe digam o quanto é difícil passar no vestibular, ele continua estudando com afinco. Ele é adaptável e aberto, gosta de liderar, e pode ser impulsivo de vez em quando. O veterano é ativo, esforçado e impetuoso. Com muita vivacidade, sabe ser extrovertido e audaz. Como exemplos, posso fazer referência a Babi e o Gus.

INDEPENDETE DO TIPO A QUE PERTENCEMOS SOMOS TODOS VESTIBULANDOS. POR ISSO PARABÉNS A TODOS NÓS, VESTIBULANDOS, PELO DIA 24/05!

LEMBRETE
: O vestibular 2010/2 da UDESC ocorre nesse domingo (30/05), por isso se planeje e chegue cedo ao seu local de prova, pois assim você irá evitar aquela correria que pode deixá-lo de fora da avaliação.


*Algumas partes do texto foram extraídas do site: www.vestibular1.com.br

7 comentários:

Anônimo disse...

Não esqueceu de nada?

Babi disse...

hmmm, adoro anônimo! ¬¬

pipo disse...

Esqueceu! Esqueceu do vestibular do anônimo, aquele que faz a inscrição e não vai no dia fazer a prova!

pipo disse...

adoroooooooooooooo! aeuioaeuiuiaoe

Pedro disse...

Eu mencionei no começo que ia falar só de alguns tipos de vestibulandos. Afinal existem vários. =D

Unknown disse...

pelo menos fiquei feliz, to dentro do "normal"..
já que em outros pontos eu não sou, nesse eu sou!
auhsuahushauhsu :*

karina disse...

sonhadora e normal, dá pra ser os dois? oaiueoiua

Postar um comentário