Durante um ano, nove meses, 127 postagens e e praticamente quase 365 dias aguentando o Pedro, a Bárbara, o Gustavo e o resto da galera nos bastidores deste blog, professores, apostilas, 6 ou 7 horas de sono, química cinética, equilíbrio químico, orações subordinadas, um ano comendo o mesmo pão de queijo, cheirando o mesmo "cheiro de aluno" que o vô Bruno falava todas as noites. Aulas de revisões apertadas no ginásio, as músicas "bregas" do professor de física, Acompanhe o dia-a-dia de quatro vestibulandos e ainda fique por dentro das principais datas dos vestibulares de Santa Catarina.
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Um, dois.....um, dois, três.
Durante um ano, nove meses, 127 postagens e e praticamente quase 365 dias aguentando o Pedro, a Bárbara, o Gustavo e o resto da galera nos bastidores deste blog, professores, apostilas, 6 ou 7 horas de sono, química cinética, equilíbrio químico, orações subordinadas, um ano comendo o mesmo pão de queijo, cheirando o mesmo "cheiro de aluno" que o vô Bruno falava todas as noites. Aulas de revisões apertadas no ginásio, as músicas "bregas" do professor de física, sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Eis a questão.
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Fique dentro dos limites" Por que?

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Uma nova fase, uma nova vida.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Segure-a

Inspiro e começo o dia. No café pensamentos logo vêem a cabeça, mas para que? Tenho que estudar, ler as obras literárias. Enfim vou almoçar, ou melhor, engolir, pois tempo não há. Pego o ônibus, caminho e chego à sala de estudos. Apostilas, mais leitura, exercícios, e o tempo? Inimigo, afinal está na hora de ir à aula. Química, Matemática, Física, Literatura e a porcaria da Biologia, com o sistema respiratório. E você acha que acabou? Que nada, ônibus novamente, casa, banho, teclas do computador, texto pronto. Releio-o e me pergunto se agora posso respirar?
domingo, 5 de dezembro de 2010
E se

Daqui a pouco é hora do trote.
"I gotta feelin", que daqui a pouco vai ser hora do trote.Preparado?

terça-feira, 30 de novembro de 2010
O Flagelo do Vestibular

Voltei. Depois de muito tempo sem tempo. Que correria essa vida, ainda mais faltando apenas um mês para o famigerado vestibular.
O Flagelo do Vestibular
Não tenho curso superior. O que eu sei foi a vida que me ensinou, e como eu não prestava muita atenção e faltava muito, aprendi pouco. Sei o essencial, que é amarrar os sapatos, algumas tabuadas e como distinguir um bom Beaujolais pelo rótulo. E tenho um certo jeito — como comprova este exemplo — para usar frases entre travessões, o que me garante o sustento. No caso de alguma dúvida maior, recorro ao bom senso. Que sempre me responde da mesma maneira? "Olha na enciclopédia, pô!"
Este naco de autobiografia é apenas para dizer que nunca tive que passar pelo martírio de um vestibular. É uma experiência que jamais vou ter, como a dor do parto. Mas isto não impede que todos os anos, por esta época, eu sofra com o padecimento de amigos que se submetem à terrível prova, ou até de estranhos que vejo pelos jornais chegando um minuto atrasados, tendo insolações e tonturas, roendo metade do lápis durante o exame e no fim olhando para o infinito com aquele ar de sobreviventes da Marcha da Morte de Batan. Enfim, os flagelados do unificado. Só lhes posso oferecer a minha simpatia. Como ofereci a uma conhecida nossa que este ano esteve no inferno.
— Calma, calma. Você pode parar de roer as unhas. O pior já passou.
— Não consigo. Vou levar duas semanas para me acalmar.
— Bom, então roa as suas próprias unhas. Essas são as minhas...
— Ah, desculpe. Foi terrível. A incerteza, as noites sem sono. Eu estava de um jeito que calmante me excitava. E quanto conseguia dormir, sonhava com escolhas múltiplas, a) fracasso, b) vexame, c) desilusão. E acordava gritando, NENHUMA DESTAS! NENHUMA DESTAS! Foi horrível.
— Só não compreendo porque você inventou de fazer vestibular a esta altura da vida...
— Mas quem é que fez vestibular? Foi meu filho! E o cretino está na praia enquanto eu fico aqui, à beira do colapso.
Mãe de vestibulando. Os casos mais dolorosos. O inconsciente do filho às vezes nem tá, diz pra coroa que cravou coluna do meio em tudo e está matematicamente garantido. E ela ali, desdobrando fila por fila do gabarito. Não haveria um jeito mais humano de fazer a seleção para as universidades? Por exemplo, largar todos os candidatos no ponto mais remoto da floresta amazônica e os que voltassem à civilização estariam automaticamente classificados? Afinal, o Brasil precisa de desbravadores. E as mães dos reprovados, quando indagadas sobre a sorte do filho, poderiam enxugar uma lágrima e dizer com altivez:
— Ele foi um dos que não voltaram...
Em vez de:
— É um burro!
Os candidatos à Engenharia no Rio de Janeiro poderiam ser postos a trabalhar no Metrô dia e noite, quem pedisse água seria desclassificado. O Estado acabaria com poucos engenheiros novos — aliás, uma segurança para a população — mas as obras do Metrô progrediriam como nunca. Na direção errada, mas que diabo.
O certo é que do jeito que está não pode continuar. E ainda por cima, há os cursinhos pré-vestibulares. Em São Paulo os cursinhos estão usando helicópteros na guerra pela preferência dos vestibulandos que terão que repetir tudo no ano que vem. Daí para o napalm, o bombardeio estratégico, o desembarque anfíbio e, pior, uma visita do Kissinger para negociar a paz, é um pulo. Em São Paulo há cursinhos tão grandes que o professor, para se comunicar com as filas de trás, tem que usar o correio. Se todos os alunos de cursinhos no centro de São Paulo saíssem para a rua ao mesmo tempo, ia ter gente caindo no mar em Santos. O vestibular virou indústria. E os robôs que saem das usinas pré-vestibulares só tem dois movimentos: marcar cruzinha e rezar.
O filho da nossa nervosa amiga chegou em casa meio pessimista com uma das provas.
— Sei não. Acho que tubulei. O Inglês não estava mole.
— Mas meu filho, hoje não era inglês! Era Física e Matemática!
— Oba! Então acho que fui bem.
Luis Fernando Veríssimo.
sábado, 27 de novembro de 2010
sábado, 20 de novembro de 2010
PERFEITAMENTE SOZINHO.

(John Mayer)
sábado, 13 de novembro de 2010
Confusão
- Estudou?- Sim.
- E a aula?
- Estava no mesmo lugar, mas com assuntos diferentes.
- Aprendeu algo?
- Talvez, se vocês não tivessem sumido.
- Sumido, nós?
- Não, não o meu pé. Porém tenho que confessar que fizeram falta.
- Falta, por quê?
- Porque o sono bateu.
- Só por isso?
- É claro que não, a paciência também se esgotou.
- E a culpa agora é nossa?
- E de quem mais poderia ser, pois perdi a concentração também.
- Você nunca se concentrou e agora quer jogar a culpa pra cima da gente. Assim não dá!
- Vão fazer o que? Sumir novamente.
- Já falamos que não sumimos, apenas estávamos descansando enquanto você pensava besteira.
- Pensei besteira por falta de reação de dois energúmenos, os mesmos na qual eu discuto neste exato momento.
- Energúmenos? Você já imaginou o que seria da sua mente sem nós?
- Não.
- Então pense melhor, enquanto isso o Tico e eu vamos descansar mais um pouquinho.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
O que vamos fazer?
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Vivendo a vida de um vestibulando.
Mais um vez quero compartilhar minha felicidade e minha conquista com vocês! Foi um ano difícil, onde muitas coisas aconteceram, derrotas e vitórias, decepções e amigos, muitos amigos que sempre me darão forças pra continuar. Contudo, passar no vestibular é uma luta própria, uma vez que somente nós podemos sentir realmente o peso de alguns atos. Valeu a pena, dormir meia noite, uma hora da manhã e acordar as sete, sete e meia. Valeu muito. Valeu a pena dias e mais dias de estudos seguidos na biblioteca do colégio, inclusive nos dias onde o sol brilhava muito lá fora, fazendo muito calor. Valeu a pena a ansiedade bem administrada, os aulões que mais pareciam saunas, entretanto era um mar de risadas e descontração. Você estudava e já aproveitava, perdia uns quilinhos. Tudo isso serviu para que eu tirasse 76 pontos na primeira fase do vestibular UDESC. Que venha a segunda fase, porque uma das vagas em design gráfico é minha, quiçá a de primeiro colocado, no curso. Se Einstein conseguirá, se eu conseguirei, porque você não? Tendo caráter e respeito conseguimos alcançar todos nossos objetivos. quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Se Einstein...
Se Einstein mudou o mundo, por quê eu não mudarei? Se Einstein tem cabelos compridos, por que eu não terei?quarta-feira, 20 de outubro de 2010
À volta para a vitória
A semana de descanso chegou ao fim, mas e a minha vida? Será que voltou ao normal? Continuo a estudar, só que desta vez mais. Tenho mais simulados, mais aulas de revisões, mais aulões de véspera de vestibular e mais cobrança por parte das pessoas com quem convivo. Porém sei que a pressão que recebo delas não irá me fazer mal algum, pois aliada a ela vem à confiança que essas pessoas depositam em mim. No entanto contenho uma certeza, a de que será à volta que já mais esquecerei. Afinal vai ser à volta para a vitória."Muitos riram de mim, pois ficava assim olhando para o nada. Mas eu não sou, eu não sou dessas pessoas que ficam esperando sentadas". Trecho da música "Sonhador", de autoria da banda John Bala Jones.
domingo, 10 de outubro de 2010
Semana do Saco Cheio, POOOOXA [ ;D ]

O segundo semestre é cansativo ao extremo. São aulões, revisões, aulas antecipadas, aulas de atualidades, um atrás do outro, sem descanso. Sem contar os exercícios e as aulas normais de cada dia. Nisso vem esta semana de descanso – a Semana do Saco Cheio –, uma semana de férias, para descansar, relaxar a cabeça, re-energizar as baterias para dar o último gás rumo aos vestibulares deste fim de ano.
Diminuir o ritmo de estudos vai ajudar a reorganizar a mente. Sabe aquele exercício que você passou horas em cima tentando resolvê-lo, e a resolução era ridícula; ou aquela vez que você errou uma conta babaca como 2x3 e o seu resultado foi cinco. Esses erros não ocorreram por falta de conhecimento ou burrice, é simplesmente exaustão mental. Esquecer um pouco as apostilas vai ajudar a mente a recuperar-se.
Vai ser uma semana para sair com os amigos, jogar um futebol, beber uma cervejinha, jogar videogame (Geek moment), sair para a balada; ou seja, fazer aquilo que te dá mais prazer! Eu mesmo já programei várias coisas que vou fazer. A primeira delas foi dormir, mas dormi muito – por sinal já o fiz. Mas manterei uma rotina de estudo, mesmo que pouco.
Abandonar por completo os estudos pode trazer mais malefícios que benefícios, pode-se perder o foco. Vale manter o hábito de estudar duas ou três matérias por dia, botar aquela aula atrasada em dia, mas sem muito estresse.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Vergonha!

Meu post é de protesto.
Devemos ter como exemplo aqueles jovens de 1968, que lutaram contra a ditadura militar, sabendo o risco que correriam. Aqueles jovens que pintaram suas caras e foram às ruas lutar contra um governo, pedir o impeachment de um presidente – é, de novo ele – sem medo. Não esses cantores coloridos que não sabem nada além de um palmo a frente do seu nariz. E conquistam milhares de crianças, se ao menos eles passassem algo bom e construtivo, mas não. As crianças estão ficando cada vez mais alienadas. A TV está um lixo, a música então nem se fala. Onde vamos parar?
Se, pelo menos, a educação no Brasil fosse digna, coisas assim não estariam acontecendo. Jovem, não vote em alguém só porque ele te fez rir, ou porque marcou um gol para o seu time na final do campeonato. Isso não é ser político.
Vergonha.
Que País É Esse
Legião Urbana
Composição: Renato Russo
Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso, mas o
Sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
sábado, 2 de outubro de 2010
Fora setembrite!

domingo, 26 de setembro de 2010
Bastidores.

Vestibulares de Santa Catarina




